11 2092-3039 | 11 2092-4834
atendimento@ianezetoledo.com.br
Rua da Mooca, 1291 - Sala 103 | Mooca
     

Por que fazer a Inspeção veicular?

Porque respirar ar limpo é mais que um desejo, é um direito de todos.

A poluição do ar é atualmente um dos problemas mais graves que afetam os grandes centros urbanos, comprometendo a saúde, principalmente de idosos e crianças, podendo até causar a morte.São Paulo, com seus cerca de 12 milhões de habitantes, é a quinta cidade mais poluída do mundo, segundo estudo elaborado pelo Centro de Informações e Pesquisa Atmosférica da Inglaterra. A instituição, das mais respeitadas do Reino Unido, listou as 20 maiores metrópoles com altos índices de poluição ambiental.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) constatou que a capital paulistana recebe uma carga anual aproximada de 3 milhões de toneladas de poluentes. O que justifica o quinto lugar entre as cidades mais poluídas.

E já está comprovado que os carros são os principais vilões dessa história. Eles poluem mais que as indústrias e superam até mesmo a queima de produtos que geram material particulado. Estima-se que os 6 milhões de veículos que circulam em São Paulo lançam na atmosfera 70% de toda a poluição que compromete a qualidade do ar, chegando a 90%, se for considerada apenas a emissão de monóxido de carbono.Por tudo isso, ambientalistas, médicos, técnicos da área de poluição ambiental e autoridades em Saúde Pública defendem a implantação do Programa de Inspeção Ambiental Veicular em São Paulo, como uma medida eficaz e definitiva para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Com o Programa, iniciado em 2008, São Paulo finalmente equipara - se às grandes cidades que adotam o controle da qualidade do ar, melhorando a saúde e aumentando a expectativa de vida de seus habitantes.

A Inspeção Ambiental Veicular é uma necessidade imediata para melhorar a qualidade de vida do paulistano. Está prevista por lei e todos os procedimentos adotados seguem resoluções e legislações específicas.

É realizada por profissionais treinados e capacitados para oferecer - lhe o melhor serviço e deve ser feita todos os anos a partir do segundo licenciamento do veículo. Isso vale para todos os veículos registrados no Município de São Paulo, sejam motocicletas, automóveis, ônibus ou caminhões.

Em 2008, a inspeção foi obrigatória apenas para os veículos movidos a diesel e Caminhões.
Em partir de 2009, todos os veículos a diesel, as motocicletas e os caminhões, além dos veículos a gasolina, álcool, gás natural e flex produzidos de 2003 a 2008 deverão passar pela inspeção. O veículo que não realizar a inspeção, não poderá ser licenciado no ano seguinte e está sujeito a multa.

Voltar

 
© 2011 Ianez e Toledo
Todos os direitos reservados